terça-feira, 29 de maio de 2012

Três novos sismos de magnitude superior a 5 em Itália


Sismo provocou danos em edifícios na localidade de Cavezzo

Três fortes sismos de magnitude superior a 5 foram sentidos a meio do dia em Emilia-Romana, no nordeste de Itália, zona atingida horas antes por um sismo de 5,8, anunciou o Instituto de geofísica italiano INGV.

Um sismo muito forte, de magnitude superior a 5 na escala de Richter e de muito longa duração foi sentido pelos jornalistas das cadeias de televisão em contínuo e nas instalações da proteção civil em Modena, onde os escritórios foram evacuados, indicou um porta-voz do instituto.

O INGV precisou que os três sismos ocorreram entre as 12.56 horas locais (11.56 horas em Portugal continental) e as 13.01 horas locais (12.01 horas em Portugal continental).

O primeiro sismo foi de magnitude 5,3 com epicentro a uma profundidade de 6,8 quilómetros.

O segundo abalo foi de magnitude 5,1 e a terceira também teve uma magnitude superior a 5, mas o INGV ainda precisou o número.

Pelo menos dez pessoas morreram e várias ficaram feridas devido ao sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter registado perto de Modena, no nordeste de Itália, às 9 horas locais (8 em Portugal continental).

Em março de 2009, cerca de 300 pessoas morreram e dezenas de milhares ficaram sem casa devido ao sismo de magnitude 6,3 que devastou a cidade de Aquila, no centro de Itália.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário