sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cargueiro espacial chinês regressou à Terra

Tripulação fora da nave após a aterragem

Tripulação fora da nave após a aterragem 

O cargueiro tripulado chinês Shenzhou-9, com três astronautas a bordo – incluindo a primeira astronauta chinesa –, regressou à Terra após uma missão de 13 dias. 

O cargueiro aterrou na Mongólia às 10h05 locais (3h05 em Portugal continental) e as imagens foram mostradas em directo pela televisão chinesa.

Durante a missão, os astronautas conseguiram acoplar manualmente, com sucesso, o cargueiro em que viajavam ao laboratório espacial Tiangong-1. Esta é uma operação delicada que envolve ligar duas naves em órbita que percorrem milhares de quilómetros por hora.

Esta missão foi um passo fundamental para o objectivo chinês de construir uma estação espacial até 2020. A estrutura pesará 60 toneladas e será mais pequena do que a Estação Espacial Internacional, com 400 toneladas. Mas fará da China a terceira nação a construir sozinha uma base no espaço, depois dos Estados Unidos e da ex-União Soviética.

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao saudou a missão e apelidou-a de “sucesso completo”. “Esta é mais uma ilustre contribuição do povo chinês para os esforços da Humanidade na exploração e uso do espaço”, disse Wen Jiabao a partir de Pequim.

Por seu lado, após pousar os pés na terra, astronauta Liu Wang disse que é bom estar de regresso a casa. “O Tiangong-1, a nossa casa no espaço, era confortável e agradável. Estamos muito orgulhosos da nossa nação”, disse.

Todos os três astronautas regressaram à Terra de boa saúde, indicou a agência noticiosa estatal Xinhua. Para além de Liu Wang - de 43 anos e major da Força Aérea chinesa -, a missão contou com a participação de Jing Haipeng, 45 anos (comandante) e Liu Yang, 33 anos.

Esta foi a quarta missão espacial tripulada da China. A primeira foi em 2003.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário