quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cientistas dizem que Big Bang surgiu sem intervenção de Deus


Investigadores do campo da Física dizem que o Big Bang que deu origem ao Universo não precisou de qualquer “toque” divino. Pode tudo ser explicado com as flutuações quânticas.

A afirmação de um grupo de investigadores pode colocar em causa o nosso instinto de dizer que não é possível criar algo a partir do nada. Logo, segundo a ideia que temos neste momento é de que o Big Bang precisou de um impulso divino para dar origem ao Universo. Alex Filippenko, da Universidade da Califórnia, EUA, explicou que o Big Bang pode ser explicado apenas com recurso às leis da Física.

«Flutuações quânticas podem produzir o cosmos», disse Seth Shostak, astrónomo no SETI (de Search for Extraterresterial Intelligence). A partir do nada «podiamos “dobrar” o tempo e o espaço de forma a produzir um universo, embora não se saiba se conseguíamos entrar nesse universo», afirmou Shostak. Filippenko corroborou a afirmação, mas explicou que não se pretende com isto dizer se Deus existe ou não. «Não acredito que possamos recorrer à Ciência para provar ou não a existência de Deus».

As flutuações quânticas que estes especialistas referem permitem a criação de energia e matéria a partir do nada. Filippenko explicou ainda que depois falta explicar porque existem as leis da Física e conseguir entender se estas resultam ou não de uma obra de Deus.


Sem comentários:

Enviar um comentário