domingo, 24 de junho de 2012

Como construir um contador Geiger para seu smartphone


No dia do desastre japonês de Fukushima, entre um clima geral de falta de confiança nas medições governamentais de radiação, um número de pessoas começou a mapear os níveis radioactivos da região por conta própria, colocando-os na internet.

Uma chuva radioactiva recente nos EUA e no Canadá que, segundo os cientistas, foi uma ocorrência natural, voltou a despertar a curiosidade pela medição de radioactividade na Terra.

Mas a maioria dos contadores Geiger (objetos que medem radioactividade) para uso pessoal custam cerca de U$ 200 (R$ 340), o que impede muitos de conseguir calcular a radiação pessoalmente. É aqui que a organização sem fins lucrativos Radiation Watch entra.

Eles desenvolveram uma forma das pessoas construírem seus próprios contadores Geiger para smartphones, em casa. O Geiger portátil usa 8 fotodiodos para detectar a radiação, papel alumínio para analisar partículas beta e alfa, e uma caixa plástica para abrigar o produto. O custo total vai para U$ 46.

Com o aplicativo, qualquer pessoa pode medir os níveis radioactivos em sua região e enviar para um servidor central, que coloca as informações num mapa.

O projeto já chegou até 10 mil utilizadores, mas devido a questões de privacidade, os mapas só podem ser vistos na comunidade do radiation-watch.org.

Na continuidade da tecnologia, a equipa produziu recentemente o Pokega Tipo 2. O primeiro contador Geiger sem uma bateria interna, o Tipo 2 usa a mesma tecnologia que o antecessor, mas a fonte de energia sendo o próprio smartphone.

Custando apenas U$ 65, o Pokega Tipo 2 foi desenvolvido com a ajuda de várias organizações, incluindo o Instituto de Meteorologia Holandês. E você, o que pensa dessa iniciativa?

fonte: Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário