sexta-feira, 29 de junho de 2012

Garry Kasparov vence algoritmo de Alan Turing


Aspeto parcial da estátua de Alan Turing no parque de Sackville, em Manchester

Alan Turing concebeu o algoritmo há cerca de 60 anos. O teste foi realizado na conferência que assinalou o centenário do nascimento do matemático, esta semana em Manchester.

Alan Turing (1912-1954) concebeu o algoritmo que ficou conhecido Turochamp há 58 anos com o objetivo de ser utilizado num jogo de computador, só que na sua época não existia computador capaz de executá-lo. Mas, para todos os efeitos, o seu algoritmo é o primeiro programa de xadrez alguma vez concebido e que funciona, apesar de naturais limitações.

Turing usou-se a si próprio como computador, recorrendo a papel e lápis para testar o algoritmo, demorou 15 a 30 minutos para proceder a cada movimento. O matemático britânico criou o algoritmo a partir de certas "regras de ouro" com o objetivo de escolher o melhor movimento possível numa partida, antecipando dois movimentos do adversário. Atualmente, programas de xadrez antecipam até cinco jogadas e um mestre como Kasparov pode antecipar muito mais.

Assim, bastaram 16 movimentos de Kasparov para obter a vitória sobre o programa de Turing. Veja aqui o vídeo:


Mas o fundamental numa conferência dedicada ao génio matemático que ajudou a decifrar o código do Enigma, a máquina de cifra alemã durante a II Guerra Mundial, era homenagear a criatividade de Turing que, devido à sua orientação sexual, acabou por discriminado numa época em que a homossexualidade era ilegal no Reino Unido. Turing suicidou-se em 1954, pouco antes de completar 42 anos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário