sexta-feira, 29 de junho de 2012

Leslie Kean: "Os OVNIS são um perigo potencial que não se dá a devida importância "


Uma das experts mundiais no estudo do fenómeno visitou o Chile para dar o click inicial a nova página web do departamento oficial que investiga o tema. Leslie Kean aprovou a iniciativa chilena que é pioneira no mundo e advertiu sobre os riscos de não contar com uma entidade investigativa como esta.

O Guarda-roupa da sala de reuniões da Direção Geral de Aeronáutica Civil é uma coleção de quepes militares com bordas douradas e vistosas insignias. Dentro, uma audiência atenta de oficiais da aviação civil e representantes da Força Aérea da França, escutam atentamente a conferencista americana Leslie Kean.

A jornalista é uma autoridade em unir dados científicos e testemunhos de avistamentos OVNI no mundo. Foi convidada para dar o click inicial a nova página web do Comité de Estudos de Fenômenos Aéreos Anómalos, (CEFAA) dependente da DGAC.

Recentemente publicou uma ampla investigação em que reúne os casos que considera os testemunhos mais importantes para distinguir se um objeto é um OVNI ou não:"UFO's Generals, pilots and government officials go on the record" (2010). 

Uma série de testemunhos irrefutáveis de generais, pilotos e pessoal do governo de todo o mundo entrevistados por Kean. Vários deles chilenos que, para ela, são um modelo a seguir. Sobretudo devido a blindada cúpula de poder dos E.U.A.


"Durante esse trabalho o principal problema que enfrentei foi a grande reticência de oficiais e testemunhas para falar de suas experiências por temerem o ridículo. Em níveis tão altos não há um desejo de falar por esse medo. Em algumas ocasiões era verdadeiramente difícil chegar neles e ainda mais difícil obter informacão", recorda.

"Muitas testemunhas, pilotos e operadores de tráfego aéreo, tinham muito medo de falar. Não queriam dar os nomes, opiniões, nem nada que tornasse público algo tão simples como descrever o que viram". "Infelizmente eles consideram o assunto como um tabu de que não se deve falar", acrescentou.

Arquivos Secretos UFO

A jornalista é uma das fundadoras da Coligação pela Liberdade de Informação, preocupada com a difusão de arquivos confidenciais sobre o fenómeno OVNI, tambem foi analista em meios como The Huffington Post, CNN, NBC e outras cadeias, além de produtora de documentarios sobre o tema para o History Channel e Discovery Channel. Actualmente uma de suas metas é conseguir a atenção de Barack Obama para a criação de um escritório similar a da chilena CEFAA em seu país.

"Algo desse material viu a luz, mas muitos deles permanecem ainda escondidos. É provável que vejamos alguma mudança eventual no segundo mandato do Presidente Obama. Infelizmente a estas alturas não é algo que dependa exclusivamente dele, mas de outras repartições de seu governo", pensa.

A especialista explica que para que a investigação do fenómeno OVNI se profissionalise é necessario que antes se reconheça que este existe oficialmente. "Espero que dentro de pouco tempo possamos chegar a conclusão que vocês chegaram no Chile, porque em meu país alguns investigadores e cientistas reconhecem que este é um fenómeno inteligente. A dificuldade está em obter o reconhecimento oficial de Washington", sintetiza.

Chile: Pioneiro na Investigação OVNI

Desde 1997 o Chile conta com um orgão independente de analise e registo deste tipo de casos. O Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos conta com um painel de experts assessores entre os quais se destacam cientistas espaciais, engenheiros experts em energia nuclear, plasma, físicos, especialistas em medicina aeroespacial, astrónomos e representantes das forças armadas e de ordem.

Como se fosse o ecossistema global de crentes, cépticos e cientistas, os convidados para a apresentação de Kean são alguns dos convidados típicos. Ufólogos, o caçador oficial do Chupacabras, jornalistas defensores de trincheira dos alienígenas e os pedantes do cepticismo.

Uma mostra do espírito de abertura que os gestores do CEFAA predicam. Entre eles seus fundadores, o general (R) de aviação Ricardo Bermúdez, secundado por Gustavo Rodríguez, ex-controlador de tráfego aéreo.

A expert fala sobre os OVNIS como un "perigo potencial", em termos das arriscadas trajetorias detectadas. O caso mais recente e que deu a volta ao mundo é o do Objeto Voador Não Identificado detectado durante exercicios aéreos na base El Bosque.

"É uma preocupação, porque agora há muito tráfego aéreo e comercial, então este tipo de fenómeno têm se mostrado um risco nesse sentido", diz o mesmo em casos de avistamentos por aeronaves militares onde pilotos experientes e totalmente capacitados reagem confusos e alterados a um objeto que invade seu espaço aéreo, uma ameaça à sua integridade, diz.


"Esse perigo potencial e os cuidados adequados, mostra como o trabalho de investigação minucioso e complexo garante o tráfego no céu", acredita. Uma vantagem importante que o general Bermudez valoriza na abertura do evento.

"Se Leslie Kean disse que o Chile está liderando no mundo é porque ela mesma disse que ficou impressionada como este é o único país que conseguiu reunir um grupo de cientistas das principais universidades do Chile, mais as ordens de segurança públicas e ilustres especialistas da DGA no estudo desses fenómenos ", acredita .


Sem comentários:

Enviar um comentário