quarta-feira, 27 de junho de 2012

Marte possui importantes reservas de água


Fortes indícios sugerem a existência de importantes reservas subterrâneas de água no planeta, factor que reforça a expectativa de que possa albergar formas de vida.

Os resultados de uma investigação publicada na revista Geology apontam para a existência de importantes reservas subterrâneas de água em Marte. Isto aumenta a possibilidade de criar colónias humanas, consideram os investigadores.

Além da certeza de que no passado existiu água em Marte, a equipa de investigadores dirigida por Francis McCubbin, da Universidade do Novo México, está convencida de que no interior do planeta existe água, na mesma proporção do que na Terra.

Esta conclusão baseia-se na análise de dois meteoritos provenientes de Marte - o Shergotty, que caiu na Índia em 1865, e o Queen Alexandria, encontrado na Antártida em 1994. Da análise foi possível concluir que na camada intermédia entre a crosta e o núcleo externo do planeta há água na proporção de 70 a 300 partes por milhão, um valor bastante semelhante à que se encontra na camada equivalente da Terra.

Os investigadores procuraram as moléculas de água presentes no interior de cristais presentes nos meteoritos e utilizaram essas moléculas para determinar a quantidade de água que continha a rocha marciana na origem dos meteoritos.

Ambos os meteoritos contêm a mesma percentagem de água, apesar de terem diferentes histórias geológicas. A água ter-se-à incorporado em Marte durante a formação do planeta.

Os dois meteoritos foram projetados de Marte há cerca de 2,5 milhões de água, devido ao impacto de um outro meteoritos que lançou para o espaço grande quantidade de fragmentos de rocha do planeta vermelho.


Sem comentários:

Enviar um comentário