segunda-feira, 25 de junho de 2012

Subida do nível do mar atingirá em especial Nova Iorque e Boston


A subida do nível médio do mar, devido às alterações climáticas, não vai ser igual em toda a Terra. Um estudo analisou a costa Leste dos Estados Unidos e descobriu que as cidades de Boston e Nova Iorque serão particularmente atingidas pelo fenómeno. O artigo é publicado neste sábado na revista Nature Climate Change.

“As cidades no hotspot, como em Norfolk, Nova Iorque, e Boston já estão a viver inundações que provocam danos durante tempestades com uma intensidade relativamente baixa”, disse Asbury Sallenger, investigadora da organização United States Geological Survey (USGS), e líder do estudo. 

Segundo a cientista, a subida do nível do mar não é igual em todo o mundo. Está dependente do derretimento dos gelos dos glaciares, mas também da expansão do volume da água do mar à medida que a temperatura média aumenta. 

No caso do Atlântico Norte, a injecção de água doce vinda da fusão dos gelos do Árctico está a ter uma influência específica. Esta água doce acaba por desacelerar a corrente do golfo do México que sobe junto da costa norte-americana e torna o nível médio do mar na região de Nova Iorque mais alto do que o normal.

Para compreender estes efeitos, a equipa de cientistas da USGS analisou isoladamente dados das marés ao longo da costa dos Estados Unidos. Desde 1990, que o aumento do nível médio mundial é de entre 0,6 e um milímetro por ano. Mas na costa Leste dos Estados Unidos é entre os 2 e 3,7 milímetros. Em 2100, isto vai traduzir-se nesta região, num aumento do nível médio do mar de 1,3 metros, mais 30 centímetros do que a média.

“A subida continua e acelerada do nível médio do mar no hotspot, vai fazer com que as cidades costeiras e as áreas à volta fiquem cada vez mais vulneráveis às inundações”, disse a investigadora em comunicado.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário