quarta-feira, 25 de julho de 2012

Análise genética aponta cruzamento entre ursos-polares e pardos


Urso híbrido

Estudo diz ainda que separação das espécies remonta a 5 milhões de anos. Mudanças climáticas influenciaram distribuição dos ursos-polares.

Um novo estudo com análise de genomas de ursos-polares sugere que a história dessa espécie está relacionada às mudanças climáticas no planeta e ao intercâmbio genético com os ursos-pardos.

A pesquisa indica que os ursos-polares se tornaram uma espécie distinta cerca de 4 milhões ou 5 milhões de anos atrás – e não apenas há 600 mil anos, como sugeria uma trabalho anterior -, mas os animais podem ter continuado cruzando com ursos-pardos até muito mais recentemente.

Liderado pela Penn State University e pela Universidade de Buffalo, ambas dos EUA, o estudo encontrou evidências de que o tamanho da população de ursos-polares acompanhou os principais eventos climáticos nos últimos milhões de anos - crescendo durante os períodos de arrefecimento e diminuindo em épocas mais quentes.

Esses cruzamentos com os "primos" pardos pode ter ocorrido em consequência de mudanças climáticas ao longo do tempo, já que, de acordo com as temperaturas médias do planeta, as populações desses dois tipos de mamíferos viveram em regiões mais próximas ou mais distantes.

"Talvez nós tenhamos um indício de que em tempos muito quentes, ursos polares mudaram seu estilo de vida, entraram em contacto e cruzaram com ursos-pardos", disse Stephan Schuster, coautor da pesquisa. O estudo saiu na segunda-feira (23) na edição online da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências, dos EUA.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário