domingo, 29 de julho de 2012

Investigadores defendem que é possível enganar leitores de íris


Um grupo de investigadores da Universidade Autónoma de Madrid revelou que é possível replicar o olho humano para dar a volta aos leitores de íris, um dos métodos de identificação biométrica considerados mais difíceis de ultrapassar.

Os resultados da investigação foram desvendados na conferência Black Hat, um dos eventos mais populares da comunidade hacker e que está a decorrer em Las Vegas.

Segundo os investigadores, o método para ultrapassar este sistema de identificação foi conseguido através da recriação da imagem de uma íris a partir do código digital de íris reais armazenadas em bases de dados de segurança.

Durante a pesquisa a equipa da universidade espanhola afirma ter conseguido utilizar com sucesso a imagem impressa de uma íris num sistema de reconhecimento de íris bastante utilizado.

A taxa de sucesso ocorreu em 80 por cento das tentativas feitas, referiram os académicos durante a sua apresentação na conferência, avança a BBC.

As conclusões desta investigação estão a ser vistas com alguma atenção, pois é considerada a primeira vez que alguém conseguiu criar uma imagem bastante realista da íris humana para ultrapassar um sistema de identificação baseado nestes dados biométricos, considerados dos mais difíceis de enganar dado que cada código digital da íris contém cerca de 5 mil pedaços de informação.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário