terça-feira, 31 de julho de 2012

Nova sonda lunar chinesa irá abrir caminho para mais pegadas humanas na Lua


A missão chinesa incluirá a alunagem de um módulo 

No próximo ano, a China vai lançar a sua terceira sonda lunar para efectuar estudos científicos. A missão representará a primeira aterragem na história do país de um aparelho na Lua e deverá permitir deixar novas pegadas humanas no solo lunar por volta de 2020.

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”, dizia Neil Armstrong, em 1969, acompanhado por Buzz Aldrin, quando pela primeira vez os seres humanos pisaram o solo lunar. Talvez em 2020 o discurso se repita, então em versão chinesa, com a terceira sonda lunar que a China está a planear enviar para o espaço, na segunda metade de 2013, a preparar esse caminho.


Segundo a imprensa oficial chinesa, a missão, a que foi dado o nome de Chang’e-3, faz parte de um ambicioso programa e vai incluir a alunagem de um módulo para realizar uma série de estudos científicos. A missão incluirá ainda o regresso de uma sonda para a Terra, informou esta segunda-feira a agência noticiosa Nova China.

A China tinha já enviado as sondas Chang’e-1, em 2007, e Chang’e-2, em 2010, que depois de colocadas em órbita tinham efectuado observações do satélite natural da Terra.

Com a nova missão, o país pretende afirmar-se como uma grande potência espacial, recuperando o atraso em relação à Rússia e aos Estados Unidos da América, sobretudo em voos tripulados.

Em Junho, a China tinha já conquistado terreno em matéria espacial ao enviar a primeira mulher ao espaço a bordo da missão Shenzhou IX.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário