terça-feira, 31 de julho de 2012

Cientistas fazem primeira foto de macaco de nariz arrebitado na China



População da espécie 'Rhinopithecus strykeri', descoberta em 2010, foi agora encontrada na China. Cientistas não sabiam que o animal vivia no país.

Investigadores chineses divulgaram a primeira evidência de que uma população do recém-descoberto macaco de nariz arrebitado, Rhinopithecus strykeri, vive na China. Até o momento, especialistas não haviam sido capazes de fotografar a espécie. As imagens foram publicadas no periódico American Journal of Primatology.

Acreditava-se que o animal, descoberto em outubro de 2010, vivia apenas em Mianmar, no sul da Ásia. Mas cientistas do Programa de Conservação Natural da China encontraram a espécie numa floresta da província de Yunnan, na China.

"A população desta espécie é difícil de estimar, mas acreditamos que seja inferior a 100 indivíduos", disse Yongcheng LongLong, que coordenou a expedição.

Os caçadores locais afirmam que o macaco é fácil de encontrar quando está chovendo, já que espirram quando a água da chuva entra em seu nariz arrebitado.

O animal tem ainda pele escura em quase todo o corpo, sendo somente algumas partes brancas. A cauda é relativamente longa, aproximadamente 140% do seu corpo. Estas características, descritas na pesquisa de 2010, foram confirmadas pelas fotos atuais.

De acordo com os investigadores, encontrar o Rhinopithecus strykeri na China dá um pouco mais de esperança para a sobrevivência do animal.

A espécie, porém, ainda é considerada criticamente ameaçada de extinção, devido ao alto nível de ameaças e a uma população muito pequena. 

fonte: Época

Sem comentários:

Enviar um comentário