quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Britânica cria cadeira de rodas subaquática

sueaustin.jpg

Sue Austin é uma artista britânica que usa cadeira de rodas desde 1996. Agora, está a encenar um espetáculo numa piscina onde se move numa cadeira, mesmo debaixo de água.

O modelo criado por Austin e uma equipa de investigadores usa dois propulsores, tem uma barbatana traseira e é guiado por faixas colocadas nos pés. A artista diz que o primeiro feedback que obteve de engenheiros é que o veículo não seria possível, porque a cadeira iria girar sobre si própria. De acordo com notícia da BBC, Austin não só conseguiu criar a cadeira, como está a mostrá-la numa piscina da localidade de Weymouth, no Reino Unido. O objetivo é montar um espetáculo para os Jogos Paralímpicos.

A cadeira original foi alterada, para ter dois propulsores que possibilitam a deslocação debaixo de água. Para a guiar, Austin prefere usar os pés. O objetivo é ter as mãos livres para o seu espetáculo performativo.

«Já tivemos mergulhadores muito experientes e orientadores de cursos bastante interessados em pagar para alugar esta cadeira», diz Sue Austin.


Sem comentários:

Enviar um comentário