quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cientistas criam alternativa gelada ao Big Bang


Partículas fluidas seriam o material básico de todas as coisas

Investigadores acreditam que a matéria cósmica seria algo como um fluido em movimento e que quando esse material arrefeceu, ele se cristalizou para dar origem ao universo.

Físicos teóricos da Universidade de Melbourne formularam uma teoria que se opõe a ideia do Big Bang, explosão que deu origem ao universo há 14 biliões de anos. A proposta é que tudo começou com gelo, o Big Chill.

Esses investigadores acreditam que a matéria cósmica seria algo como um fluido em movimento, um líquido. Então, quando esse material arrefeceu, ele se cristalizou para dar origem ao universo.

Logo, de acordo com essa teoria, todo o universo funciona por meio de um mecanismo parecido ao da água. Assim, no início de tudo, havia apenas partículas indivisíveis que fluíam pelo espaço.

Com o passar do tempo, essas partículas começaram a se unir em vários pontos, que deram origem aos primeiros corpos celestes. Portanto, seria como se a matéria congelasse e formasse alguns blocos. 

Dessa forma, o nascimento do universo seria a totalidade de todos os congelamentos que aconteceram.

Então, essas partículas fluidas seriam o material básico de todas as coisas. Assim, a melhor metáfora para o início do universo é como a água se transforma em gelo.

fonte: Exame

Sem comentários:

Enviar um comentário