sábado, 25 de agosto de 2012

Cientistas encontram duas galáxias quase idênticas à via Láctea


A GAMA202627, dentro do círculo vermelho, e suas galáxias satélite: estrutura bem parecida com a da Via Láctea //Crédito: Divulgação

Descoberta faz parte de um programa de mapeamento em 3D do universo.

A Via Láctea, espécie de CEP do planeta Terra no universo, não está sozinha. Cientistas acabaram de encontrar duas galáxias muito parecidas com ela: pelo menos por enquanto, não se tem notícia de outras localidades do universo com tantas semelhanças como os objetos recém descobertos.

A localização só foi possível graças ao projeto GAMA, sigla para Galaxy and Mass Assembly (Comissão de Massa e Galáxia), um programa que reúne diversas universidades e 6 telescópios espalhados pela Terra, com o objetivo de fazer uma espécie de mapa 3D do universo que pode ser visto com a tecnologia atual. 

Esse grupo de pesquisa já tinha encontrado 14 galáxias que guardam alguma similaridade com a Via Láctea, mas duas se destacam por serem “quase que uma cópia exata”, como um dos cientistas participantes definiu. Agora você pergunta: o que torna duas coisas tão imensas parecidas? A resposta: outras coisas imensas. No caso, duas galáxias anãs irregulares. 

A característica que torna a Via Láctea única passa exatamente por aí: as Nuvens de Magalhães. Esse nome um tanto psicadélico baptiza duas pequenas galáxias que servem de satélite para a Via Láctea, orbitando ao redor dela. 

A peculiaridade está no facto que elas – apesar de chamadas de anãs – são imensas, mas ao mesmo tempo gravitam muito próximo da gente. São duas nuvens: a Grande (14 mil anos-luz de diâmetro) e a Pequena, com metade do tamanho. 

Essas formações são consideradas uns dos pontos mais distantes da Terra possíveis de serem observados a olho nu, isso se você estiver no Hemisfério Sul. 

Para se ter uma noção - mesmo que vaga - da escala de tamanho absurda que estamos falando, a Nuvem Grande está a 160 mil anos-luz de distância da gente; e é considerada uma vizinha próxima. Resumindo: nossa galáxia não tem nada de raro, mas a proximidade de suas galáxias satélite sim. 

Por causa da vista privilegiada do Hemisfério Sul, um telescópio no Chile e outro na Austrália serão encarregados de monitorar os passos das nossas vizinhas-irmãs. 

O GAMA já recolheu dados sobre 190 mil galáxias nas redondezas e espera aumentar esse número para até 300 mil. Se a gente pensar que, desse total, apenas duas guardam semelhanças significativas com a nossa, as pesquisas têm tudo para trazer surpresas nos próximos capítulos. 

fonte: Galileu

Sem comentários:

Enviar um comentário