quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Origem da língua já foi ligada a domínio do cavalo


Uma hipótese que esteve em voga por décadas dizia que os primeiros indo-europeus estariam associados à domesticação do cavalo e ao aparecimento de túmulos conhecidos como "kurgans" há 6.000 anos, na atual Ucrânia. 

O cavalo, espécie de tanque de guerra pré-histórico, teria permitido ao povo dos "kurgans" dominar vastas áreas, legando a língua a seus descendentes e às tribos conquistadas. 

Nos últimos tempos, vinha ganhando força a hipótese da origem mais antiga, na Turquia. As línguas indo-europeias mais primitivas, como o hitita, eram faladas por lá.

Também se sabe que povos que dominam a agricultura têm vantagem sobre os demais porque "produzem" mais gente.

Estudos em esqueletos pré-históricos mostram que o ADN dos primeiros europeus agricultores (nos Bálcãs) têm grande contribuição do Oriente Médio. 

Mas ninguém consegue provar que língua um esqueleto de 9000 anos falava - não havia escrita. Jared Diamond, autor do livro "Armas, Germes e Aço", no qual defende que o avanço da agricultura ajudou a forjar as línguas dominantes, diz que a hipótese dos "kurgans" ainda é a mais aceita pelos linguistas. 

"Mas, se eu fosse reescrever meus livros hoje, daria mais espaço para a hipótese dos agricultores no caso do indo-europeu." 


Sem comentários:

Enviar um comentário