sábado, 25 de agosto de 2012

"Pergaminho" romano amaldiçoado encontrado em Kent, Inglaterra







Se você se chama Sacratus, Constitutus ou Memorianus, e teve algum azar na Kent Romana, os arqueólogos podem ter descoberto por quê.

Um "pergaminho amaldiçoado" feito de chumbo e enterrado numa quinta romana foi descoberto no leste de Farleigh.

Escritos em letras maiúsculas estão os nomes de 14 pessoas, que os especialistas acreditam se destinavam a ter maldiçoes lançadas sobre elas.

O "pergaminho" está sendo examinado por um especialista da Universidade de Oxford. Ele foi descoberto na Área de Maidstone por um Grupo Arqueológico durante uma escavação e foi submetido a uma série detalhada de testes. Com 6cm por 10cm e 1 mm de espessura, o pergaminho é extremamente frágil.

Especialistas acreditam que teria sido usado pelos romanos para lançar feitiços sobre pessoas acusadas de roubo e outros crimes.

Os pergaminhos, que foram encontrados em toda a Europa, ficavam enrolados para esconder suas inscrições, em seguida, eram escondidos em locais considerados próximos do submundo, como túmulos, fontes ou poços.

"Suspeito de roubo"

O Dr. Roger Tomlin, professor de história romana do Wolfson College de Oxford, e uma autoridade em inscrições romanas, passou quatro dias examinando o pergaminho.

Ele disse que é difícil datar o objeto, mas acredita que foi feito no século III dC.

"As listas de nomes são frequentemente encontradas em pergaminhos de chumbo", disse. "Às vezes são acompanhadas de uma queixa de roubo dirigida a um deus, e pessoas de nomes suspeitos do roubo". "Em um caso, num pergaminho encontrado na Alemanha, os nomes foram explicitamente de inimigos."

O significado do pergaminho também está no facto de que os romanos foram os primeiros habitantes da Grã-Bretanha que sabiam ler ou escrever. Isto significa que juntamente com outros itens semelhantes, estão entre os primeiros registos escritos da vida britânica. 

"Comunidade local"

Apenas seis dos 14 nomes são legíveis. Os nomes romanos Sacratus, Constitutus, Constantino e Memorianus podem ser vistos. Há também dois nomes celtas - Atrectus e Atidenus.

O Dr. Tomlin disse que os outros oito nomes estão incompletos, mas com a limpeza ainda poderão ser transcritos.

Ele acrescentou: "Se este é um pergaminho de maldição, o que parece ser, é presumivelmente um produto de sua comunidade local - por isso é uma suposição razoável que as pessoas nomeadas viviam lá."

fonte: BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário