quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ricardo III: enterrado debaixo de um estacionamento em Leicester?







Arqueólogos acreditam ter finalmente encontrado o local preciso do sepultamento de Ricardo III - no estacionamento utilizado pelos escritórios do Conselho Municipal de Leicester.

Especialistas da Universidade de Leicester começaram a primeira tentativa de descobrir os restos reais neste fim de semana.

Os registos históricos indicam que Ricardo, que foi rei por dois anos, foi enterrado num convento franciscano conhecido como Greyfriars. Mas o mosteiro foi parcialmente destruído sob o reinado de Henrique VIII.

No estudo de mapas históricos, os investigadores dizem que o local mais provável para o local do sepultamento está sob a terra do conselho, bem no centro da cidade.

Os especialistas, que ficarão no local por duas semanas, vão usar um radar de penetração no solo para determinar os melhores pontos para cavar.

Ricardo III foi o último rei da Inglaterra da casa de York e conheceu seu destino final nas mãos do exército de Henrique Tudor, durante a batalha de Bosworth em 1485. Ele é muitas vezes representado na arte como um corcunda, mas há pouca evidência contemporânea para isso.

Mas ele tem a reputação de ter sido um governante tirânico, ligado ao desaparecimento dos Príncipes, seus sobrinhos, na Torre de Londres.

Richard Buckley, o arqueólogo líder da escavação, disse: "A grande questão para nós é determinar o paradeiro da igreja no local, e também onde na igreja o corpo foi enterrado".

"Embora de muitas maneiras, encontrar os restos mortais do rei seja um tiro no escuro, é um desafio que nós nos comprometemos entusiasticamente".

"Há certamente potencial para a descoberta de sepultamentos dentro da área, com base em descobertas anteriores".

Se os restos forem encontrados, eles serão submetidos a análise de ADN na universidade para confirmar que são do rei, cuja morte é muitas vezes considerada o fim da Idade Média.

fonte: Sky News

Sem comentários:

Enviar um comentário