sábado, 22 de setembro de 2012

Descobertos corpos de aviadores passados 69 anos

Sgt Norman Foster, crew member of the doomed LancasterSgt Raymond White, crew member of the doomed Lancaster

Sgt Ronald Cope, crew member of the doomed LancasterPilot FO Alex Bone, crew member of the doomed Lancaster

PO Bruce Watt, crew member of the doomed Lancaster Sgt Cyril Yelland, crew member of the doomed Lancaster

Discovery: The remains of a Merlin engine were also unearthed by the team

Ammunition collected from the crash site

Fatal flight: A graphic of the site in Laumersheim, Germany, where the Lancaster crashed 69 years ago

Birds eye view: An aerial Luftwaffe picture showing the crash site at Laumersheim, Germany

O aparelho foi recuperado com a ajuda de uma testemunha que viu o acidente

Os corpos da tripulação de um bombardeiro Lancaster foram encontrados na Alemanha, 69 anos depois de desastre, em plena II Guerra Mundial. A descoberta foi feita por historiadores voluntários, guiados por uma testemunha que se lembrava de ter visto o desastre.

Os destroços do bombardeiro, que levava sete pessoas, foram descobertos em Frankfurt. O aparelho despenhou-se em junho de 1943, durante a II Guerra Mundial. Além da tripulação, foram encontrados objetos como o trem de aterragem e um motor Rolls Royce, reporta o jornal britânico "The Telegraph".

O Lancaster ED427 era um dos 327 bombardeiros que voltavam à base em Inglaterra, após um ataque a armamentos alemães na antiga Checoslováquia. Contudo, um ataque da artilharia antiaérea alemã atingiu o aparelho, sob o olhar de Peter Menges, que viu o Lancaster incendiar-se antes de despenhar-se e explodir.

Passados 69 anos, foi Peter Menges que guiou um grupo de historiadores amadores na busca pelos destroços. Nesta missão, Uwe Benkel e restantes voluntários tiveram que escavar um campo enlameado durante várias horas.

Benkel, funcionário numa seguradora, investiga desastres de aviação nos tempos livres. Em 25 anos examinou 400 acidentes e já recuperou os corpos de 38 aviadores.

Benkel havia começado a pesquisa sobre o Lancaster ED427 há pouco tempo quando encontrou Peter Menges, que lhe contou que, na época do desastre, os militares alemães enterraram dois corpos.

Após a guerra, o Governo britânico havia tentado encontrar os corpos, mas sem sucesso. Considerou-se então que o aparelho tinha caído no mar e os nomes da tripulação foram adicionados ao Memorial Runnymede, para militares sem sepultura conhecida.

Agora, com as indicações de Menges e o uso de detetores de metais e fotografias de radar, a equipa conseguiu encontrar, a cinco metros de profundidade, os corpos da tripulação e alguns destroços do aparelho.

Contudo, a investigação não foi vista com bons olhos pela população local, por tratar-se da busca de homens que se encontravam a bombardear as suas cidades.

Benkel afirmou ao "The Telegraph" que se sentiram obrigados a encontrar os corpos, para as famílias saberem quando e como morreram os entes queridos.

"A nossa opinião é que isto é passado e é História, foi há 70 anos. Somos de outra geração. Nós investigamos homens desaparecidos. Não faz diferença se são alemães ou britânicos; foram jovens que lutaram e morreram pelo seu país, logo merecem um enterro apropriado num cemitério", reiterou Benkel.

Alguns dos parentes já manifestaram gratidão aos voluntários, que fazem este trabalho para as famílias, com o intuito de assegurar que a história de vida dos falecidos tem uma conclusão.

A filha de um dos tripulantes, agora com 72 anos, afirmou que a tia ficou muito contente com a descoberta, pois sempre quis saber o que havia acontecido ao irmão.

Em princípio, os restos mortais dos dois pilotos serão sepultados no mesmo caixão, num cemitério da Commonwealth na Alemanha. "Estes homens voaram juntos e morreram juntos. Agora eles devem descansar juntos", afirmou Benkel.


Sem comentários:

Enviar um comentário