sábado, 22 de setembro de 2012

Estudo aponta estrela com o maior campo magnético do Universo


Um estudo conduzido por um grupo de investigadores do Royal Military College e da Universidade Mount Allison, ambos no Canadá, confirmou que a estrela NGC 1624-2 possui o maior campo magnético do Universo, dentre as que se tem conhecimento. 

Descoberta há poucos meses, ela conta com um campo magnético aproximadamente 20 mil vezes mais potente que o do Sol e também com uma massa que é 30 vezes a do nosso “astro-rei”. Além disso, seu campo magnético é ao menos 10 vezes mais intenso que os campos magnéticos das estrela consideradas as maiores até onde a ciência tem conhecimento.

Esta supernova, localizada na nebulosa de NGC 1624, na constelação de Auriga, está no crepúsculo de sua evolução, que pode ser observado nas grandes explosões de energia que produz. Estima-se que essa estrela terá uma vida em torno de cinco milhões de anos. 

Um facto que causou surpresa nos cientistas foi a lentidão de sua rotação: ela leva à volta de 160 dias terrestres para girar sobre seu eixo. Por outro lado, a força dos seus ventos demonstra que ocorre uma perda constante de massa solar.

Os ventos, o enorme campo magnético e as grandes explosões são as características que fazem com que supernovas como esta sejam as principais responsáveis pela estrutura química e pela evolução das galáxias.


Sem comentários:

Enviar um comentário