terça-feira, 25 de setembro de 2012

Monstro pré-histórico trazido à vida em 3D

Molusco pertence à espécie Protobalanus spinicoronatus

Molusco pertence à espécie Protobalanus spinicoronatus

Reconstrução tridimensional de molusco com 390 milhões de anos.

Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas, em Austin (EUA) – em colaboração com uma empresa dinamarquesa, especializada em criar bonecos e modelos de animais vivos e já extintos –, fez uma reconstrução tridimensional (3D) de um molusco pré-histórico, baseando-se num fóssil.

O animal corresponde a um‘multiplacaphoran’ (da espécieProtobalanus spinicoronatus) com cerca de três centímetros, tem formato oval e vivia em ambientes marinhos. O fóssil a partir do qual se baseou a recriação tem mais de 390 milhões de anos e foi descoberto em 2001 em Ohio e doado ao Museu de História Natural de Cincinnati.

Segundo os investigadores, quando um espécime é tão pequeno torna-se difícil perceber a sua morfologia ou estrutura e, por isso, em vez de criar uma versão de tamanho real, a equipa alargou o fóssil até 12 vezes, de forma a que seja mantido na palma de uma mão.

O autor do estudo, o paleontólogo Jakob Vinther, utilizou uma técnica de micro-tomografia computadorizada para criar uma versão 3D do molusco, originalmente coberto por pedras. As impressoras tridimensionais usam modelos de computador como guia, enquanto as máquinas vão dispondo várias camadas de um material suave que vai gradualmente endurecendo.

A equipa de Vinther considera que o ‘multiplacophoran’ foi parente distantes de moluscos existentes nos nossos dias e chamado de quítons – as cores da recriação 3D são baseadas neste ser marinho.


Sem comentários:

Enviar um comentário