sábado, 29 de setembro de 2012

Ossadas humanas a descoberto em Castro de Avelãs, Portugal


Ossadas humanas e vestígios de edifícios estão agora a descoberto em Castro de Avelãs, no concelho de Bragança.

Estes achados são fruto das escavações arqueológicas que estão a decorrer há três meses. Neste momento já é possível ver uma vasta área de necrópole, no lugar da Torre Velha.

A responsável pelas escavações, Clara André, diz que “estes achados vêm confirmar a importância do local” onde estão a ser feitas as escavações. 

“Encontramos uma extensa área de necrópole, com uma intensa ocupação, restos e vestígios de alguns edifícios, e um conjunto significativo de objetos associados ao quotidiano de quem aqui viveu e morreu”, explicou.

A arqueóloga, Sofia Tereso, conta que os achados já têm alguns séculos de existência, mas a cronologia exata só poderá saber-se depois de serem feitas análises em laboratório. 

“Vão ser feitas análises químicas aos ossos, já que estes enterramentos não têm materiais associados que nos disponibilizam datações”, revelou. 

Daniela Simões é aluna de Arqueologia e foi a primeira vez que descobriu ossadas humanas. Uma experiência importante para o percurso como arqueóloga. 

“Achar o primeiro esqueleto inteiro e ter a possibilidade de o levantar de ver como é que são as condições é logo um sentimento de alegria”, afirmou a estudante. Até agora foram feitas quatro sondagens e descobertas 19 ossadas humanas.


Sem comentários:

Enviar um comentário