quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Satélite abandonado ameaça Estação Internacional


A Estação Espacial Internacional poderá ver-se obrigada a manobrar para fugir aos restos de um satélite de espionagem militar russo que foi abandonado.

Segundo um porta voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais Russo, citado pelo El Mundo, "dois troços do aparelho espacial Kosmos-2251 podem ameaçar a segurança da estação. Para evitar o lixo espacial pode ser necessário manobrar a Estação Espacial Internacional", explica.

Em caso de necessidade, a plataforma poderá corrigir a sua órbita no dia de hoje, com a ajuda do cargueiro europeu ATV. Já em janeiro passado a estação foi forçada a corrigir a sua órbita para evitar a colisão com um fragmento do satélite norte-americano Iridium-33. Este satélite colidiu precisamente com o aparelho espacial Kosmos, que agora espalha os seus fragmentos.

A corporação espacial russa Energuia construiu uma nave tripulada para a colheita de lixo espacial, a principal ameaça para a estação internacional. Os investigadores das principais agências espaciais acreditam que mais de 700.000 fragmentos de lixo espacial deambulam livremente. A agência espacial já tinha anunciado que está a planear um sistema para classificar e catalogar os fragmentos de lixo para estudar a sua trajetória a fim de prevenir colisões espaciais.


Sem comentários:

Enviar um comentário