quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DARPA cria humanoide atlético


No vídeo, podemos ver como o mais recente robô bípede da DARPA é capaz de se mover com uma graciosidade quase atlética.

O vídeo mostra o Pet-Proto, o mais recente protótipo patrocinado pelo Pentágono. Este robô é capaz de trepar, saltar e subir escadas, sendo que o objetivo é ter, um dia, um robô autónomo capaz de ajudar em situações de desastre.

Segundo a Wired, o Pet-Proto é um “primo” do PETMAN, um humanoide fabricado pela Boston Dynamics, empresa responsável pelo robô BigDog. O Pet-Proto faz parte dos esforços da DARPA de criar um robô humanoide capaz de ajudar em caso de desastre em centrais nucleares, de salvar pessoas presas em derrocadas ou ajudar noutro tipo de situações perigosas.

O vídeo agora lançado é também indicativo daquilo que a DARPA pretende do seu Robotics Challange, um concurso lançado na passada primavera. Os participantes terão de criar um robô capaz de conduzir carros, andar por superfícies desniveladas e cobertas de detritos, encontrar e fechar uma válvula perto de um tubo que exiba uma fuga, subir por escadas frágeis, entre muitos outros desafios. A equipa vencedora levará para casa um prémio de dois milhões de dólares.


Sem comentários:

Enviar um comentário