terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ritual polémico celebra “purificação do corpo” na Tailândia


Vegetais são oferecidos aos deuses durante ritual (Foto: Damir Sagolij/Reuters)

As celebrações do Festival Vegetariano de Phuket iniciaram na segunda-feira (15) e prosseguem até a próxima terça. 

Os rituais, que levam alguns dos participantes a entrar em transe, incluem oferendas de alimentos e bebidas aos deuses, perfurações faciais e a explosão de elementos pirotécnicos no meio das procissões, o que acaba sendo o elemento mais perigoso do festival.

No ano passado, uma pessoa morreu e outras 74 ficaram feridos durante o festival, que se realiza anualmente no nono mês do calendário chinês, atraindo à ilha tailandesa milhares de participantes vindos da China e de outros pontos da Ásia.

Trata-se de uma celebração da comunidade chinesa sobre os méritos da ‘limpeza do corpo’, nomeadamente através de uma alimentação vegetariana prática, para a obtenção de boa saúde e paz de espírito.

Apesar das origens do festival não estarem comprovadas, a crença popular é que foi levado para a ilha por membros de uma companhia de teatro-ópera chinesa que apanharam malária quando ali em digressão.

Conta-se que, por isso, decidiram aderir a uma rigorosa dieta vegetariana e rezar aos deuses do Nono Imperador Chinês pela purificação da mente e do corpo e que conseguiram todos recuperar totalmente.

Ao longo dos anos, a espetacularidade das práticas levadas a cabo no festival tem se acentuado.

fonte: ANDA

Sem comentários:

Enviar um comentário