quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Impressora 3D produz cartilagem

cartilageprinter.jpg

As impressoras 3D continuam a dar que falar. Desta feita, uma equipa de cientistas criou uma impressora capaz de imprimir cartilagem.

Os cientistas têm andado atarefados a tentar descobrir formas de ajudar a cartilagem a sarar. Este tipo de tecidos não é capaz de o fazer por si só, pelo que a ciência têm tentado resolver o problema com hidrogéis, microesferas e nano-andaimes baseados em colagénio para ajudar os tecidos a sarar. Agora, uma equipa de cientistas do Wake Forest Institute for Regenerative Medicine, nos EUA, deu um passo noutra direção: uma impressora 3D que imprime tecido para implantar.

Entre as novidades deste novo processo está uma tecnologia designada por eletrofiação. Com ela, é usada uma corrente elétrica para criar fibras finas a partir de um polímero sintético, explica a Gizmag.

Estas fibras são, depois, usadas para criar uma nanoestrutura porosa que serve como uma espécie de “ninho” para que as células de cartilagem do local magoado possam crescer. Por fim, são depositadas células de cartilagem nesta rede de polímeros recorrendo a uma impressora de tecnologia a jato de tinta, até que a estrutura meça 10 cm de diagonal, com 4 mm de espessura.


Sem comentários:

Enviar um comentário