sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Múmia mais famosa do Museu Britânico foi assassinada

The Gebelein Man, also known as Ginger for his red hair, a 5,500-year-old mummy displayed in the British Museum. Researchers have found a wound on his back was caused by his murderer

Shattered bones: This scan image shows how Gingers ribs splintered into his soft tissue after the blade was plunged into his back

No chance: The fatal wound was inflicted just beneath Ginger's left shoulderblade

Múmia Ginger no Museu Britânico, em Londres Fotografia © The British Museum

A mais famosa múmia do Museu Britânico, de nome Ginger, batizada assim devido ao cabelo vermelho, morreu devido a uma facada nas costas, revelaram exames médicos realizados através de tecnologia 3D. Os visitantes do Museu podem ver o corpo da múmia por dentro através de "scans".

A múmia Ginger (ou Homem de Gebelein) com 5500 anos, que está depositada no Museu Britânico, em Londres, e em exposição há mais de 100 anos, foi um jovem rapaz que morreu devido a uma facada nas costas, revela agora uma nova investigação.

Os médicos legistas que estudaram o corpo da múmia através de uma "autópsia virtual" concluíram que o rapaz foi assassinado de forma violenta.

Daniel Antoine, especialista do Museu restos humanos, explicou ao jornal The Times que "a escápula esquerda está ligeiramente danificada. Mas pode ver-se que a costela imediatamente sob a escápula foi destruída de tal forma que dividiu o tecido em dois. E isso revela que foi utilizada imensa força, atingindo provavelmente o pulmão (retirado no ritual da mumificação).

Os exames revelaram também que Ginger era um jovem com idade entre 18 e 20 anos e impressionantemente musculoso. Antoine acredita que devido à falta de feridas defensivas, Ginger foi alvo de um ataque surpresa.

O Homem de Gebelein é a segunda atração do Museu Britânico depois da Pedra da Rossetta.

A partir de hoje os visitantes podem usar uma tela interativa, e apenas com um toque olhar para dentro do corpo da múmia no sentido de apurar se existem outras pistas sobre a sua morte.


Sem comentários:

Enviar um comentário