sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A chuva de estrelas mais espetacular de 2012


Fotografia © NASA

Astrónomos preveem um espetáculo único que terá a ajuda da lua nova. Sem a luz do satélite a ocultar a chuva de estrelas, o problema poderá estar na previsão de nuvens em todo o País.

A expetativa é que seja a chuva de estrelas mais espetacular deste ano, esta noite. O facto de estar lua nova será uma ajuda determinante para que o visionamento seja único. As Géminidas devem começar a ser visíveis por volta da meia-noite, prolongando-se até de madrugada.

Esta chuva de estrelas, com origem na constelação de Gémeos, são resíduos do asteróide 3200 Faetón. Este fenómeno acontece uma vez por ano, em dezembro, sempre que a rota da Terra se cruza com os resíduos. As Géminidas são a primeira chuva de estrelas originada por um asteróide, pois o normal é ser de um cometa. Foram pela primeira vez detetadas em 1860.

Os melhores locais para o visionamento são sítios escuros, longe das luzes das cidades. Porém, ainda que a lua nova seja uma ajuda preciosa, a previsão de nuvens para todo o País poderá estragar os planos de quem quer assistir ao espetáculo vindo do espaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário