sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Criado peixe com pernas


Cientistas adicionaram o gene Hoxd13 à estrutura de um peixe zebra e conseguiram criar um peixe com uma espécie de pernas.

O objetivo é tentar perceber com exatidão a evolução da vida na Terra. Neste domínio, uma das maiores questões é como é que vida passou do mar para a terra. A bióloga Renata Freitas e os seus colegas tentaram reproduzir as alterações que ocorreram nos organismos há 400 milhões de anos.

 

Reconstrução de um Acanthostega, um tetrápode primitivo

O gene Hoxd13 foi introduzido na estrutura de um peixe zebra, noticia a Popular Science. Sabe-se que este gene tem um papel importante no crescimento de membros e o que aconteceu foi que a barbatana do peixe zebra continuou a crescer até parecer que o animal tinha de facto pernas.

A hipótese sugerida por estes cientistas é que o desenvolvimento de novos membros, como pernas e dedos, aconteceu nos peixes com a introdução de um novo gene, neste caso, do Hoxd13. Este gene fez com que os peixes continuassem o seu desenvolvimento e, em alguns casos, fosse crescendo um par de pernas em vez da habitual barbatana.


Sem comentários:

Enviar um comentário