sábado, 8 de dezembro de 2012

Telescópio Hubble fotografa galáxia ESO 318-13


Fotografia da galáxia ESO 318-13Fotografia © DR / Site Oficial da NASA

O telescópio espacial 'Hubble', da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), divulgou uma imagem fantástica onde se podem ver nebulosas cor-de-rosa brilhantes quase a abraçar completamente a galáxia ESO 318-13.

O 'Hubble' fotografou a brilhante cascata de estrelas que formam a galáxia ESO 318-13. Mesmo estando a milhões de anos-luz do nosso planeta, a luz das estrelas captadas na fotografia chega à Terra com grande nitidez e, na fotografia, é quase possível contá-las dada a clareza da imagem, notícia o site do jornal espanhol 'ABC'.

Apesar da galáxia ESO 318-13 ser o centro da fotografia, aparece rodeada de objetos celestes bastante interessantes. O brilho das várias estrelas aparece em primeiro plano e ressalta do fundo da imagem, onde se veem claramente os conteúdos que compõem a galáxia.

Uma das estrelas, no centro da imagem, destaca-se pelo seu brilho no interior da galáxia, no entanto trata-se apenas de um jogo de perspetiva pois, na realidade, esta estrela não faz parte da galáxia mas sim da Via Láctea. Aparece portanto mais brilhante porque está muito mais perto da Terra do que a ESO 318-13.

A ESA, citada pelo 'ABC', explicou que as galáxias são maioritariamente um espaço vazio e que as estrelas no seu interior só ocupam uma pequena percentagem do seu volume total. Se uma galáxia contém pouca poeira interestelar pode deixar passa a luz procedente de objetos mais distantes. Esse facto faz com que imagens como esta, onde as galáxias se sobrepõem, sejam bastante comuns.


Sem comentários:

Enviar um comentário