sábado, 29 de dezembro de 2012

Thatcher foi surpreendida pela invasão das Malvinas


Soldados argentinos patrulham uma rua em Port Stanley, durante a guerra das MalvinasFotografia © STR New - Reuters

A ex-primeira-ministra britânica, Margareth Tatcher, foi surpreendida em 1982 com a invasão das ilhas Malvinas pela Argentina, que originou 74 dias de conflito entre os dois paises, segundo documentos secretos revelados esta sexta-feira.

"Nunca pensei que a Argentina invadisse as Malvinas (Falkland para os ingleses), isso era uma coisa realmente estúpida de fazer", declarou Tatcher perante uma comissão britânica de inquérito sobre o conflito das Malvinas, em outubro de 1982, quatro meses após o fim da guerra, conforme revelam documentos secretos consultados pela BBC.

A 31 de março de 1982, dois dias antes da invasão, Margareth Tatcher é avisada pelos serviços secretos britânicos que uma intervenção militar argentina estaria eminente.

"Foi o pior dia da minha vida", testemunhou Tatcher em outubro de 1982, adiantando que "nessa noite, ninguém me conseguiu dizer se conseguiriamos reconquistar as Malvinas. Ninguém. Não sabemos, não sabemos, repetiam-me".

Os mesmos documentos secretos revelam que Tatcher tentou por todos os meios impedir a França de vender mísseis Exocet ao Perú, por acreditar que seriam rapidamente cedidos à Argentina que os usaria contra os navios britânicos. Num telegrama enviado ao então presidente francês, François Mitterrand, a 30 de maio de 1982, a primeira-ministra britânica apela à França para não efetuar a venda dos mísseis porque "a nossa aliada França não quererá que os mísseis vendidos ao Perú acabem nas mãos dos argentinos e sejam utilizados contra nós, o que teria um efeito devastador nas relações entre os nossos países", adiantando igualmente, que tal acto teria "um efeito desastroso no seio da Aliança", numa referência à NATO.

Os documentos revelam ainda que a "Dama de Ferro" resistiu às pressões do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, que a tentou convencer a aceitar uma força de paz internacional no arquipélago e decidiu responder à invasão mandando avançar o exército britânico para expulsar os argentinos das ilhas.

O conflito das Malvinas (de 2 de abril a 14 de junho de 1982) saldou-se pela derrota da Argentina e pela morte de 900 soldados.


Sem comentários:

Enviar um comentário