terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Macaco que Irão diz ter enviado ao espaço já voltou


Nos anos 50, era comum os americanos usarem macacos nos seus programas espaciais e os soviéticos cães, como a famosa Laica. O Irão decidiu agora imitá-los e garante ter lançado com sucesso o foguetão Pishgam (Pioneiro, em farsi) a bordo do qual ia um macaco, que já terá regressado à Terra, segundo a televisão estatal iraniana.

De acordo com fontes oficiais citadas pelos media iranianos, o macaco terá sido lançado, dentro de uma caixa, num foguetão que, após atingir os 120 quilómetros de altitude terá regressado à Terra em segurança.

Nas imagens disponibilizadas pela Press TV, o animal aparece com um ar assustado, mas bem de saúde, sentado numa espécie de "cadeirinha", enquanto é levado por cientistas depois do seu regresso à Terra.

Veja aqui o vídeo da Press TV.

"Enviar o macaco [ao espaço] e trazê-lo de volta foi o primeiro passo para mandar humanos ao espaço", afirmou o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi, à agência Fars.

Mas enquanto a ida do macaco ao espaço - a ter acontecido mesmo - era celebrada em Teerão, em Washington ouviam-se críticas. O porta-voz do Departamento de Estado Victoria Nuland disse à CNN que "apesar de ter visto fotografias do pobre macaco", os EUA "não têm forma de confirmar que ]o lançamento] aconteceu".


Sem comentários:

Enviar um comentário