quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tesouro de 14,5 toneladas será exibido no final do ano




O secretario de Estado de Cultura da Espanha, José María Lassalle, anunciou na segunda-feira que o tesouro da fragata Nuestra Señora de las Mercedes será exposto no final do ano no Museu Nacional de Arqueologia Subaquática /Foto: EFE

O secretario de Estado de Cultura da Espanha, José María Lassalle, anunciou na segunda-feira que o tesouro da fragata Nuestra Señora de las Mercedes será exposto no final do ano no Museu Nacional de Arqueologia Subaquática. 

As 14,5 toneladas de moedas de ouro e prata e outros objetos foram conquistados na Justiça após uma batalha contra a empresa americana Odyssey. As informações são do site do jornal El País. 

O tesouro foi declarado "bem de interesse cultural" pelas autoridades espanholas e estão em processo de restauração por cientistas do museu - que ainda fará a catalogação e digitalização das peças. São 574.553 objetos, sendo 212 moedas de ouro e as demais de prata. 

Um grupo internacional de especialistas foi reunido em fevereiro para discutir a melhor forma de restaurar os objetos sem danificá-los. 

O navio Nuestra Señora de las Mercedes afundou em 1804 e seu carregamento foi retirado do fundo do mar pela companhia americana em maio de 2007. 

Após uma campanha midiática, um tribunal de Tampa, no Estado americano da Flórida, decidiu pela devolução do tesouro à Espanha.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário