sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Restos mortais de Ricardo III alvo de disputa em Inglaterra


Os restos mortais do rei Ricardo III, localizados na segunda-feira após 500 anos de busca, estão a ser motivo de disputa em Inglaterra, onde especialistas e autoridades locais debatem sobre o lugar onde deve ser enterrado.

A catedral de Leicester foi escolhida como o lugar definitivo de descanso, por ter sido nessa cidade que foram encontrados os seus restos mortais e identificados mediante provas de ADN por cientistas locais.

No entanto, refere a Efe, a cidade de Iorque também pretende receber Ricardo III (1452-1485), pois este foi o último monarca da dinastia de Iorque, enquanto outros especialistas apontam a abadia de Westminster, em Londres, como o lugar adequado, já que quando faleceu era soberano reinante.

A equipa de arqueologia da Universidade de Leicester confirmou na passada segunda-feira que as ossadas encontradas no outono do ano passado pertenciam, "com toda a certeza", a Ricardo III, o último monarca inglês falecido numa batalha.

Os seus restos foram encontrados debaixo de um parque de estacionamento, onde na época se encontrava uma igreja cujos relatos históricos apontavam como a sepultura do rei, que morreu na batalha de Bosworth Field em 1485, durante a Guerra das Rosas.

Desde segunda-feira que os habitantes de Iorque reuniram o apoio de cerca de 11.000 empresas para reclamar os restos do monarca e vários dirigentes municipais escreveram cartas à rainha Isabel II e ao Ministério da Justiça para que o soberano regresse ao seu "lugar espiritual".

No entanto, a sua catedral renunciou a favor de Leicester por considerar que, após meses de investigações, os habitantes dessa localidade desenvolveram um "sentimento de pertença" em relação ao monarca.

O Ministério da Justiça britânico resolveu hoje a questão em comunicado, dando a vitória a Leicester.

"A licença foi concedida à Universidade de Leicester até 31 de agosto de 2014, pelo que poderá conservar os restos mortais no museu Jewry Wall ou sepulta-los na catedral de St. Martin ou em qualquer área", refere o Ministério.

As autoridades de Iorque anunciaram que vão continuar a lutar e pretendem contactar o Ministério e a rainha de Inglaterra para que "reconsiderem a sua opinião, tendo em conta as pessoas de Iorque".

Ricardo III, duque de Gloucester, sucedeu ao seu irmão Eduardo IV no trono em 1483 e reinou durante dois anos.

Foi o último membro dos York no trono, dando lugar à dinastia dos Tudor.


Sem comentários:

Enviar um comentário