quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Robô "Super-girafa" substitui trabalhadores de Fukushima

A central nuclear de Fukushima.

A central nuclear de Fukushima

imagen

O grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI) apresentou um robô, a que deram o nome de "Super-girafa", que irá ser utilizado na central nuclear de Fukushima e é capaz de transportar e mover objetos de grande peso.

Este robô foi criado para conseguir lidar com a grande radioatividade existente nos edifícios, que torna impossível a presença de seres humanos no local. A máquina é capaz de desempenhar tarefas pesadas num ambiente prejudicial para o Homem, como é o caso da central de Fukushima.

O robô é telecomandado e oficialmente conhecido por "ICM Super-girafa (MARS-C)", tem 2,25 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, tal como noticia a AFP.

O aparelho tem capacidade para levantar um objeto até 150 quilos a 8 metros de altura. A máquina, que tem um braço com sete articulações, é capaz de abrir e fechar válvulas mecanicamente. Utiliza uma bateria de iões de lítio recarregável, permitindo à máquina funcionar durante 5 horas seguidas.

O robô faz parte de um programa de investigação do Ministério da Indústria do Japão, criado para responder às necessidades da central nuclear de Fukushima, vítima do terramoto e do tsunami de 11 de Março de 2011 no Japão.


Sem comentários:

Enviar um comentário