sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tubarão usa manto da invisibilidade para fugir a predadores


O primeiro estudo detalhado sobre o tubarão lanterna esplêndido (Etmopterus splendidus) revela que o animal não só brilha no escuro, como os seus efeitos luminosos criam um "manto da invisibilidade" que o protege dos predadores.

A pesquisa é a primeira a documentar a presença do tubarão nas águas das ilhas Okinawa, no Japão. Até agora, só se sabia da sua existência no Mar da China Oriental, no sul do Japão.

A peculiaridade do animal chamou à atenção dos investigadores. Embora possua uma envergadura pequena, o tubarão lanterna é capaz de produzir um espetáculo de luz natural, possibilitado por órgãos emissores de luz, chamados fotóforos, que o protegem do ataque de possíveis predadores.

"Os fotóforos substituem a luz do sol, que é absorvida pelo corpo do tubarão", explica a cientista Julien Claes, que estudou o peixe em cativeiro. "A silhueta do tubarão, portanto, desaparece quando vista de baixo", diz, citado pela BBC.

Análises revelaram que cada exemplar possui nove zonas luminosas distintas, que contribuem para a eficácia do "manto da invisibilidade". As zonas mais brilhantes do corpo do tubarão localizam-se nos órgãos sexuais, na barriga, na cauda e na zona peitoral do tubarão.

A sua luminescência manifestou-se devido ao habitat do tubarão lanterna esplêndido, que vive e se reproduz entre 200 a 1.000 metros abaixo da superfície, em áreas com níveis de luz extremamente baixos.


Sem comentários:

Enviar um comentário