quarta-feira, 27 de março de 2013

Cientistas criam manto da invisibilidade


Grupo de investigadores da Universidade do Texas, nos EUA, desenvolveram um material ultrafino capaz de tornar invisível o que esteja a esconder.

O manto da invisibilidade que ficou famoso na saga Harry Potter pode abandonar o domínio da ficção e tornar-se uma excitante realidade. Tudo sem movimentos de varinha.

O projeto desenvolveu-se na Universidade do Texas, nos EUA, onde um grupo de investigadores desenvolveu um material ultrafino - a que dão o nome de metascreen - e que tem a possibilidade de tornar invisível tudo aquilo que estiver a cobrir.

Composto por uma camada de 66 milímetros de fita de cobre e 100 milímetros de um composto flexível de policarbonato flexível que procura e elimina ondas visuais, o manto foi testado num tubo cilíndrico de 18 centímetros com sucesso.

"Em princípio, esta técnica pode-se estender a frequências visíveis. Contudo, o tamanho do objeto influencia o alcance do manto, pelo que, no que toca a frequências ópticas, temos que ser capazes de travar eficientemente o mais pequeno sinal", pode-se ler no relatório do projeto, citado pelo Mashable.

Ou seja, por enquanto a tecnologia funciona apenas em objetos muito pequenos, embora o primeiro passo já esteja dado para tentar desenvolver algo maior. 

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário