domingo, 28 de abril de 2013

Documentário retrata vida de gémeas com corpo comum


Abby e Brittany são gémeas siamesas, e, apesar das dificuldades, têm uma vida comum. Já viajaram para diversos países, estudaram juntas e agora são professoras de ensino primário. As jovens de Minnesota, nos Estados Unidos, são as personagens de um novo documentário da BBC que estreou esta quinta-feira.

As estatísticas de nascimento de bebés siameses apontam para um caso em cerca de cada 200 mil nascimentos. Ainda assim, 60% dos bebés nascem sem vida ou enfrentam complicações que acabam por levar à morte dos recém-nascidos.

As operações como o objetivo de separar os gémeos siameses apresentam inúmeros riscos. A família de Abby e Brittany decidiram não arriscar, sob pena de perderem uma das jovens ou até mesmo de não conseguirem garantir a qualidade de vida que hoje têm.

As duas irmãs, de 23 anos, estão desafiar as probabilidades. Patty Hensel, mãe das jovens, diz que as esperanças e aspirações para o futuro das filhas são exatamente as mesmas que qualquer outra pessoa.

Com quatro pulmões, dois corações, dois estômagos e apenas um corpo, as gémeas não desistem de ter uma vida dentro do normal.

Estudaram na Universidade do Bethel, em Minnesota e estão agora a estrear-se no mercado do trabalho como professoras do ensino primário.

Apesar dos dois diplomas e das duas licenças para ensinar, as gémeas afirmam que têm consciência que vão receber apenas um salário. As jovens têm alturas diferentes e, como Abby é mais alta, tem que andar "em bicos de pés" para conseguir manter o equilíbrio do corpo.

Apesar do esforço e do otimismo, Abby e Brittany enfrentam alguns problemas. Manter em privado a vida íntima torna-se um desafio que as gémeas preferem não comentar. Viajar para um novo país torna-se em algo mais complicado na medida em que, além de chamar a atenção de muitas pessoas que tentam tirar fotografias, as jovens têm dois passaportes mas pagam só um bilhete. As saídas têm igualmente que ser planeadas pois espaços lotados atraem sempre olhares curiosos.

As duas irmãs querem "aproveitar os dias" com calma sem olhar para o que poderá acontecer daqui para a frente. Além disso, tencionam ser um exemplo para todos as pessoas que lutam contra o mesmo problema.


Sem comentários:

Enviar um comentário