quinta-feira, 11 de abril de 2013

Encontrados novos embriões de dinossauro


Uma equipa de investigadores descobriu um raro tesouro paleontológico na China: vinte embriões de dinossauro com mais de 190 milhões de anos ainda envolvidos nas suas cascas de ovo e colagénio.

Os fosséis pertencem a uma espécie de dinaussauro herbívora - sauropodomorphs - conhecida pelo seu gigantismo.

Os fósseis das cascas de ovo encontradas continham embriões em vários estágios de desenvolvimento, sendo que alguns deles revelavam já uma formação óssea completa.

Um estudo conduzido pelo paleontólogo Robert Reisz, da Universidade de Toronto, prova que estas criaturas pré-históricas cresciam rapidamente e conseguiam exercitar os seus músculos ainda dentro do ovo.

Para investigar o desenvolvimento dos sauropodomorphs, os cientistas concentraram os seus esforços na avaliação do maior osso do corpo dos espécimes, o fémur. Este osso mostrou que os embriões tinham uma taxa de crescimento mais rápida, o que indicava que este tipo de dinossauro tinha um curto período de incubação.

O exame aos fémures mostrou também que os músculos embrionários estavam ativos, o que ajudava na construção de uma estrutura mais adequada à vida no mundo exterior.

"Parece que os dinossauros eram como aves modernas, movendo-se dentro dos ovos", diz Reisz.

Até agora, os embriões mais antigos datados, até ao momento, pertenciam ao período Cretáceo (que ter minou há 65 milhões de anos).


Sem comentários:

Enviar um comentário