segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cientistas constroem robôs do tamanho de insetos


Investigadores da Universidade de Harvard estrearam um novo método de construção para criar robôs do tamanho de insetos que podem voar, pairar e fazer muitas outras operações.

O RoboBee tem o tamanho de um pequeno inseto: pesa apenas 80 miligramas, apresenta uma envergadura de três centímetros e consegue bater as asas até 120 vezes por minuto. Os investigadores de Harvard usaram compósitos de carbono reforçado para construir cada peça que constitui o robô. A técnica foi apelidada de small composite microstructure ou SCM e foi usada para construir todas as peças como os músculos para o voo, o tórax e até as asas do RoboBee.

Até agora, a maior limitação para este projeto é que o robô precisa de estar ligado fisicamente a uma fonte de alimentação. De resto, o RoboBee consegue voar, pairar no ar, deslizar na horizontal controladamente e até fazer piruetas mantendo-se no mesmo sítio, noticia o io9.

As asas do robô podem ser controladas de forma independente através de músculos artificiais construídos a partir de cerâmica e que têm um movimento piezoelétrico, ou seja, conseguem contrair-se ou expandir-se quando são expostos a um campo elétrico. É esta reação que permite o voo controlado do robô.

«Agora que conseguimos esta plataforma única, há dúzias de testes que pretendemos começar a fazer, como manobras e aterragens mais agressivas», explicou Robert Wood, líder deste projeto.


Sem comentários:

Enviar um comentário