segunda-feira, 10 de junho de 2013

Água que correu em Marte foi propícia à vida


A rocha Esperança 6 tem vestígios de água propícia à vida no passado de MarteFotografia © NASA

Robô Opportunity, da NASA fez descoberta quando completa 10 anos de missão no Planeta Vermelho.

Nos últimos sete meses, todos os olhares ficaram centrados nas descobertas feitas pela sonda Curiosity, da NASA, a primeira que tem a capacidade de escavar o solo até 25 centímetros, para procurar vestígios de vida passada em Marte. Mas as novidades no Planeta Vermelho, não têm apenas a assinatura do Curiosity. A completar 10 anos de missão em Marte, o outro robô móvel da NASA que ainda está em operação, o Opportunity, acaba de fazer uma descoberta: numa rocha argilosa que a NASA muito apropriadamente designou Esperança 6, O Opportunity encontrou vestígios de água que foi propícia à vida.

Esta é uma das descobertas "mais importantes" feitas pelo Opportunity nestes 10 anos de missão em Marte, afirmou Steve Squyres, da universidade norte-americana de Cornell, e um dos responsáveis do programa científico daquela sonda. O estudo da rocha revelou elementos químicos muitos diferentes dos que até agora tinham sido encontrados em materiais marcianos com vestígios de água.

Esperança 6, a rocha em causa, é uma das mais antigas na história geológica do planeta. Por isso o seu estudo, permitiu um mergulho nesse passado longínquo e revelou novas características da água que ali correu. Segundo Steve Squyres,Esperança 6 tem um PH (nível de acidez) neutro, o que indica que nos primeiros tempos da história de Marte, ela "era bem mais propícia ao desenvolvimento de elementos químicos capazes de dar origem à vida".

Apesar de ter "um ombro danificado", como assinalou o investigador de Cornell, oOpportunity, que é movido por energia solar, prossegue na sua missão e desloca-se neste momento através da paisagem avermelhada a uma velocidade de 50 metros por dia. "Está de muito boa saúde para a idade que tem", afirmou por seu turno John Callas, o responsável da missão no Jet Propulsion Laboratory da NASA.

Juntamente com o seu gémeo, o robô Spirit, o Opportunity chegou a Marte em 2003. O Spirit deixou de funcionar em 2010, mas o Opportunity mantém a vitalidade e, pelos vistos, continua a fazer descobertas.


Sem comentários:

Enviar um comentário