terça-feira, 9 de julho de 2013

Transplante de cabeça cada vez mais viável, diz estudo


Os transplantes de cabeça são uma possibilidade cada vez mais viável, defende um estudo apresentado pelo médico italiano Sérgio Canavero.

O procedimento passaria por um corte na espinal medula, sendo a a união da cabeça ao corpo feita através da utilização de uma "cola inorgânica de polímeros".

Durante a intervenção cirúrgica o corpo teria de manter-se a uma temperatura baixa e o coração parado, considerando o especialista que o procedimento não poderia prolongar-se por mais de uma hora – o tempo máximo que o cérebro consegue conservar-se sem oxigénio e irrigação sanguínea.

No estudo, publicado a 13 de Junho no Surgical Neurology International - um jornal de medicina dos EUA -, Canavero fundamenta o seu projecto numa experiência semelhante que decorreu na década de 1970 com macacos-rhesus, tendo o animal sobrevivido durante oito dias.

Na época, o neurocirurgião que liderou o transplante, o norte-americano Robert White, observou que "o que tem sido realizado no modelo animal é totalmente realizável na esfera humana", recorda o jornal britânico The Independent.

Para Sérgio Canavero o paciente ‘ideal’ para este tipo de procedimento é um jovem com o cérebro em pleno funcionamento, mas que sofresse de "distrofia muscular progressiva ou doenças genéticas e metabólicas".

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário