sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Agência Espacial Europeia revela imagem do subsolo de Marte


Marte não é só aquilo que pode ser visto a olho nu. Utilizando a tecnologia de radar, a sonda Mars Express pode “ver” vários quilómetros abaixo da superfície do planeta vermelho.

Segundo a notícia da Agência Espacial Europeia, se bem que a maioria dos raios são reflectidos pela superfície do planeta, alguns conseguem penetrar o subsolo até se encontrarem com as superfícies que separam diferentes materiais, tais como as que separam as rochas, água e o gelo.

Analisando o eco – a sua intensidade e o tempo de retorno – a Mars Express consegue determinar a que profundidade estão as diferentes camadas.

A imagem de radar que foi divulgada esta semana mostra um corte de 5580 quilómetros de longitude através das terras altas do sul de Marte, e foi criada pouco depois de o instrumento MARSIS (Radar Avançado para a Investigação da Ionosfera e do Subsolo de Marte) ter entrado ao serviço em 2005.

O lado direito é dominado pela vasta Bacia de Hellas. Com 7 km de profundidade e 2300 km de largura, é uma das maiores bacias de impacto do nosso Sistema Solar.

O pico brilhante mesmo à esquerda do centro corresponde ao pólo sul de Marte. E é aqui que o radar demonstrou todo o seu potencial, pois detectou múltiplas camadas de gelo e pó.

Estas formações, conhecidas como os Depósitos Estratificados do Pólo Sul, estendem-se até uma profundidade de 4 quilómetros. Pensa-se que são o resultado de diferentes ciclos de alterações climáticas que afectaram Marte, provocando variações na sedimentação do pó e do gelo.

Graças ao radar, os cientistas estimaram que estes depósitos estratificados contêm água suficiente para cobrir todo o planeta.

fonte: PC Guia

Sem comentários:

Enviar um comentário