domingo, 4 de agosto de 2013

Foguete japonês levou o primeiro robot ao espaço


O robot é inspirado na personagem de manga Astro BoyFotografia © REUTERS/Toru Hanai/Files

O Japão lançou hoje com êxito um foguete de carga com mantimentos para a equipa da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) e o primeiro robot que vai ao espaço para fazer companhia a um astronauta japonês.

O foguete tipo H-2B foi lançado às 04:48 de sábado (20:48 de sábado em Lisboa) da estação espacial da ilha de Tanegashima, na província japonesa de Kagoshima.

Cerca de 15 minutos depois de ter sido lançado, e uma vez em órbita, a unidade de carga (Konotori IV) separou-se do foguete em direção à estação espacial, onde se espera que chegue na sexta-feira, segundo a agência japonesa (JAXA).

O Konotori IV transporta uma carga de 5,4 toneladas, que abrange dois satélites Ardusat com sensores de medição de radiação produzidos pela empresa espanhola Libelium, comida, água e roupa para os seis astronautas que formam a equipa permanente da ISS.

Na carga do Konotori IC segue também o robot Kirobo para fazer companhia ao astronauta Koichi Wakata, o primeiro japonês a comandar a ISS. Esta será a primeira experiência do género no espaço.

O robot, equipado com uma câmara de reconhecimento facial e outra para gravar imagens, está programado para comunicar com alguma autonomia com humanos em japonês e para gravar e transmitir mensagens, podendo melhorar o entendimento entre astronautas e o pessoal de controlo na Terra.

Com 34 centímetros de altura e um peso de cerca de um quilo, o robot, preto e branco com botas vermelhas e inspirado na personagem de manga Astro Boy, foi desenvolvido durante dois anos pelo Centro de Investigação para Ciências e Tecnologias Avançadas da Universidade de Tóquio, pela empresa Robo Garage, JAXA, o fabricante de automóveis Toyota e a agência de comunicação Dentsu.

O envio deste robot para o espaço faz parte de um estudo que pretende analisar a forma como uma companhia não humana pode dar apoio emocional a pessoas isoladas por longos períodos.


Sem comentários:

Enviar um comentário