domingo, 11 de agosto de 2013

Já viu algum robô a fazer parkour?




Chama-se RHex e é um robô capaz de ultrapassar uma grande variedade de obstáculos, uma funcionalidade que se poderia revelar útil em missões de salvamento

O Parkour é uma modalidade extremamente exigente para um humano, mas permite ultrapassar com eficácia uma grande variedade de obstáculos de uma forma que, para o espectador comum, poderá parecer demasiado frenética. Mas como seria ver um robô a fazer exactamente o mesmo? Esta questão parece ter surgido na mente de uma equipa de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, quando decidiram realizar testes extremos de agilidade robótica.

O resultado chama-se RHex, e é um robô todo-o-terreno que é capaz de lidar com escadas, calçadas, poças, entulho e buracos, entre outro tipo de obstáculos, para cumprir missões de salvamento ou de reconhecimento em áreas que, de outra forma, permanecessem inóspitas. Desengane-se, contudo, quem pensar que o RHex é uma novidade: este projecto já decorre há mais de uma década, embora só recentemente tenha sido desenvolvida uma versão modificada (XRL, ou X-RHex-Light) com alguns upgrades.

Ao contrário dos seus antecessores, o novo RHex é feito à base de materiais mais leves e de métodos de fabrico mais simples, mas também só aloja um único compartimento para bateria. Além de ser pequeno (o corpo tem apenas 10 cm), é constituído por seis pernas rotativas e não pesa mais de 7 kgs. O RHex desloca-se à base de duas baterias de 50 watts.

As pernas do RHex vêm equipadas com sensores de força e energia, os quais permitem analisar as manobras do robô de forma mais detalhada e obter informações sobre o tipo de superfície onde o pequeno robô se esteja a deslocar. Acrescente-se um scanner a laser que disponibiliza informações praticamente da mesma forma que um sistema de análise visual simples permitiria obter.

"O que queremos é um robô que possa ir a qualquer lado, mesmo sobre terreno que esteja danificado ou desnivelado", refere Aaron Johnson, um dos investigadores. "Estes saltos recentes expandem fortemente o alcance daquilo que esta máquina é capaz de fazer, já que agora consegue saltar para ou sobre obstáculos que são maiores do que ela".

fonte: i online

Sem comentários:

Enviar um comentário