sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Descoberta nova espécie de mamífero









O olinguito é o o primeiro carnívoro a ser descoberto em mais de três décadas na América.

A comunidade científica anunciou descoberta de um novo animal, o olinguito, que pertence à família dos guaxinis. Trata-se de uma nova espécie de mamífero, sendo o primeiro carnívoro a ser descoberto em 35 anos no continente americano.

O anúncio foi feito na revista "Zookey", num artigo escrito por cientistas do Instituto Smithsonian, em Washington, que explica que o animal pertence a um vasto grupo de animais, que inclui cães, gatos e ursos. 

Com 35 centímetros de comprimento e cerca de um quilo, o olinguito (Bassaricyon neblina) é um animal pequeno que vive à noite nas florestas do Equador e Colômbia, e apresenta um pelo acinzentado que se confunde com os troncos das árvores, o que terá dificultado a descoberta da espécie.

Segundo o zoologista Kristofer Helge, o olinguito facilmente se confunde com o olingo, embora o primeiro seja mais pequeno. Só ao abrir uma gaveta com peles e ossos de animais é que verificou que as peles eram mais vermelhas e os crânios tinham uma anatomia diferente.

A confirmação foi feita depois numa viagem de vários especialistas à América do Sul. "Quando fomos para a floresta encontramos o olinguito logo na primeira noite. Era como nós estavámos à espera", afirmou o coautor do artigo, Roland Kays, do Museu de Ciência Natural, da Carolina do Norte.

De acordo com a AP, o Jardim Zoológico em Washington, por exemplo, já tinha esta espécie em exposição mas estava mal classificada.

O olinguito é nativo do Equador e da Colômbia, mas também poderá ser encontrado nas florestas do Panamá, Costa Rica, Venezuela, Brasil, Peru e Guiana.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário