segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Investigadores preparam computador igual a cérebro humano

Recriação do cerébro humano pode ter consequências duradouras ao nível da ciência

Recriação do cerébro humano pode ter consequências duradouras ao nível da ciência

"Human Brain Project" junta 135 instituições científicas e organismos governamentais de todo o mundo numa iniciativa que movimenta cerca de 1.6 mil milhões de dólares (1.2 mil milhões de euros).

O lema da corporação responsável pelos robôs assustadoramente 'reais' de "Blade Runner", "more human than human" (mais humanos que os humanos), é uma das representações mais duradouras do poder da inteligência artificial. Retirando as conotações negativas do filme, é para aí que se caminha com a construção do computador mais rápido do mundo, equivalente a um cérebro humano.

Denominado de "Human Brain Project", trata-se de uma iniciativa que junta 135 instituições científicas e organismos governamentais de todo o mundo num investimento tecnológico que ronda os 1.6 mil milhões de dólares (1.2 mil milhões de euros).

Este supercomputador terá uma velocidade mil vezes superior aos mais rápidos da atualidade e a ideia é que funcione tal qual o cérebro humano, desde aprender e pensar, passando por ouvir e ver, num processo que os responsáveis pelo projeto estimam que possa durar uma década. 

"Conhecidos fabricantes de supercomputadores, como a IBM, a Cray, a Intel ou a Bull têm o objetivo de construir a próxima geração de máquinas até 2020. Estamos confiantes que vamos ter as componentes necessárias para esta iniciativa", afirmou o diretor do projeto, Henry Markram, citado pelo "Mashable".

Tudo para aumentar cada vez mais a percepção do cérebro, numa iniciativa que pretende ter implicações além das tecnológicas, uma vez que uma simulação desta magnitude pode conduzir a novos métodos para curar determinadas doenças, por exemplo. 

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário