sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Braço robótico aumenta a nossa força em 18 kg




Um grupo de estudantes criou o Titan Arm, um braço robótico que poderá ajudar pessoas com ferimentos a recuperar a sua força.

Nos filmes de ficção científica, os exosqueletos são um dos temas mais recorrentes. Mas estes dispositivos mecânicos estão mais próximos da realidade que nunca. O mais recente exemplo vem pela mão de um grupo de estudantes da Universidade da Pensilvânia, que ganhou o James Dyson Award de 2013 pelo seu Titan Arm, um exosqueleto robótico que aumenta a força dos braços do seu utilizador.

O Titan Arm é capaz de aumentar a força de alguém em 18 quilos e ganhou o prémio por resolver o problema dos elevados custos associados a este tipo de dispositivos.

Segundo o Mashable, os fatos já existentes “tendem a usar motores panqueca, que se encaixam diretamente na articulação e são muito pequenos e muito compactos. Todavia, tendem também a ser muito dispendiosos”. Outras soluções recorrem a “um tipo de transmissão chamada transmissão harmónica” que também sai muito caro. A solução da equipa passou por usar cabos baratos para ligar ao motor, localizado nas costas.

O dispositivo ainda está longe de ser um produto comercial. Os estudantes Elizabeth Beattie, Nick McGill, Nick Parrotta e Niko Vladimirov vão agora usar o prémio de 45 mil dólares para melhorar o protótipo e assegurar as patentes criadas para o seu design.


Sem comentários:

Enviar um comentário