sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Descoberto na China raro fóssil de insectos a acasalar


O fóssil, com o macho à direita e a fêmea à esquerda LI S/SHIH C/WANG C/PANG H/REN D


O comportamento sexual destes animais parece ter permanecido inalterado desde o Jurássico.

Os restos fossilizados de dois pequenos insectos em pleno acto sexual foram descobertos no nordeste da China. Com 165 milhões de anos, trata-se do mais antigo registo fóssil do comportamento sexual dos insectos.

O fóssil mostra um casal da espécie Anthocytina perpetua, pequeno insecto que salta de planta em planta, à maneira de uma minúscula rã.

Este tipo de fósseis é muito raro, o que faz com que o conhecimento actual das posições de acasalamento e a orientação dos órgãos sexuais dos primórdios da evolução destes insectos seja limitado.

O acasalamento “fóssil” decorre frente a frente, com o órgão reprodutor do macho a introduzir-se na estrutura sexual da fêmea, explica em comunicado a revista Plos One, onde a descoberta foi agora publicada.

“Estes dois insectos permitem-nos vislumbrar um interessante comportamento e fornecem dados importantes para perceber a posição do acasalamento e a orientação dos órgãos genitais dos insectos no Jurássico Médio”, diz Dong Ren, da Universidade Normal da Capital em Pequim (China) e autor principal do artigo, citado pelo mesmo documento.

A comparação com a forma de acasalamento dos insectos actuais da mesma espécie, escrevem os cientistas, sugere que esse comportamento terá permanecido inalterado ao longo da evolução.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário