sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Descoberto novo dinossauro carnívoro nos Estados Unidos


Fotografia © Jorge Gonzalez / North Carolina Museum of Natural Sciences

Paleontologos norte-americanos divulgaram hoje a descoberta de um dos maiores predadores terrestres de todos os tempos: um dinossauro carnívoro de quatro toneladas e nove metros de altura que viveu há cerca de 100 milhões de anos.

A nova espécie, designada como "Siats meekerorum" (um nome que faz referência a um monstro carnívoro da mitologia da tribo nativa americana Ute), é o segundo dinossauro da família dos Carcharodontosaurus, os dinossauros carnívoros gigantes, a ser descoberto na América do Norte.

"Este dinossauro era um predador colossal, apenas ultrapassado pelo grande Tiranossauro Rex (T-Rex) e talvez pelo Acrocanthosaurus nos registos de fósseis na América do Norte", afirmou Lindsay Zanno, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte.

O primeiro Carcharodontosaurus norte-americano, o Acrocanthosaurus atokensis, foi descoberto em 1950.

Segundo a descrição de Lindsay Zanno e de Peter Makovicky, do Museu de História Natural de Chicago, os vestígios encontrados são de um exemplar com mais de nove metros de altura e cerca de quatro toneladas. Apesar destas dimensões imponentes, os fosséis descobertos são de um animal jovem.

Os investigadores estimam que um animal adulto desta espécie pode atingir as sete toneladas.

Na época do "reinado" dos Siats, a vegetação era abundante e a fauna era composta por dinossauros herbívoros, tartarugas, crocodilos e outros predadores, como os primeiros Tiranossauros.

Os vestígios paleontológicos agora encontrados têm aproximadamente 98 milhões de anos.

Esta nova descoberta vem preencher uma lacuna de 30 milhões de anos nos registos de fósseis de dinossauros predadores na América do Norte.


Sem comentários:

Enviar um comentário